domingo, 20 de março de 2011

COLORINDO "PULSAR", DE ARTHUR GARCIA

Primeira página da saga de PULSAR , na revista FORÇA ÔMEGA de 1994. É assim, desmemoriado e sozinho num banco de trem, que PULSAR ressurge 20 anos depois de ter sido perseguido pela ditadura militar.


Em 1994, chegava ás bancas, o primeiro número de FORÇA ÔMEGA, a primeira revista em quadrinhos brasileira de super-heróis, totalmente colorida. Uma grande investida da Editora Escala, que estava iniciando suas atividades no mercado de hqs e buscava apostar em títulos nacionais. Na revista, duas séries distintas: a própria FORÇA ÔMEGA, e a saga de PULSAR, criações de ARTHUR GARCIA E JOÃO PACHECO. Fui convidado a colorizar as duas séries, pelo ARTHUR GARCIA, um dos maiores desenhistas brasileiros, ganhador do prêmio "o Mosquito", em Portugal e do Troféu HQ MIX em 1995 e 1996. Iniciamos aí uma parceria que se estende até hoje, em vários trabalhos. A saga de PULSAR, obteve mais sucesso, com uma história apaixonante sobre um herói nascido na época da ditadura militar no Brasil. A história começa em 1972, quando os militares decidem eliminar os super-heróis existentes no Brasil, acusandos-os de subversão. PULSAR escapa, e reaparece, como mostra a página acima, nos dias atuais e quer descobrir o que aconteceu com ele e com seus amigos. Na cor, tive a ajuda de grandes parceiros, como Fabio Sliachticas, Aparecido Norberto (Cidão) e Vera Tolaine.
Retomada da saga de PULSAR, em 1995, na revista MASTER COMICS, editada por Alexandre Nagado.


A revista FORÇA ÔMEGA, teve apenas três edições, deixando sem conclusão a primeira parte da saga de PULSAR denominada OS ARQUIVOS DE JUDAS. Porém, em 1995, PULSAR volta na revista MASTER COMICS, também da Escala,  para um acerto de contas com seu arquiinimigo MESTRE SATÂNICO, que possuindo o corpo do General Euler, seu carrasco na época da ditadura, quer eliminá-lo a qualquer custo. O confronto se dá, nada mais nada menos, que na Avenida Paulista, símbolo de São Paulo. Esta segunda parte denominada DIAS DE TROVÃO, foi concluída em três edições, e foi brilhantemente desenhada por Arthur Garcia, colorizada por mim, e com arte final de Alex Silva, Silvio Spotti e Vanderlei Feliciano. A história é dedicada a João Pacheco, co-criador do personagem, que falecera precocemente naquele ano.
PULSAR, reapareceu para os leitores em dezembro de 2008, em uma história inédita, na revista TEMPESTADE CEREBRAL, de Alex Mir.
Primeira página do último capítulo de DIAS DE TROVÃO. Master Comics, Editora Escala, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário