sábado, 4 de junho de 2011

ESTUDIO SERGIO TASTALDI, O PRIMEIRO CONTATO COM A ANIMAÇÃO

Sérgio Tastaldi e eu, nos reencontramos 25 anos depois, na noite fria de 02/06, na FNAC Pinheiros. Aluno e professor, amizade para sempre.

Lá, no início da década de 1980, uma escola aqui em São Paulo era inaugurada com a missão de ensinar a técnica da animação para crianças e adultos. Era o ESTÚDIO SÉRGIO TASTALDI, que funcionava na Al. Gabriel Monteiro da Silva, no Jardim América. Em 1982, eu li alguma coisa a respeito do estúdio e lá fui eu, me matricular. Quem me recebeu foi o próprio Sérgio Tastaldi, cartunista, músico, ator e animador. Eu já conhecia o seu trabalho através da tv: era dele os desenhos que ilustravam as matérias do saudoso GLOBINHO, apresentado por Paula Saldanha, na década de 70. Tastaldi não só me recebeu muito bem, como vendo a minha dificuldade em ingressar no curso, devido ao seu custo, alto para um jovem que ganhava pouco como office-boy, fez um grande desconto nas mensalidades, para que eu pudesse pagar. E lá ia eu, todos os sábados. Do Brás, onde eu morava, pegava o ônibus elétrico Pinheiros-Belém, e cheio de alegria e esperança, ia frequentar as aulas naquele maravilhoso estúdio. Você criava o seu desenho animado, fazia as artes, pintava os acetatos,e ao final, filmava e via seu desenho pronto, exibido para os outros alunos.
Durante o tempo em que frequentei as aulas, Tastaldi me propôs um emprego, para que eu pudesse ficar mais tempo lá, desenhando, mas na época não pude ir. o Estúdio realizou vários eventos destinados ao desenho animado, como o I ENCONTRO BRASILEIRO DO CINEMA DE ANIMAÇÃO, realizado no MIS-Museu da Imagem e do Som, com palestras de grandes feras, como Walbercy Camargo, Marcos Magalhães (hoje diretor do ANIMA MUNDI|), Ely Barbosa, Daniel Messias e Mauricio de Sousa. Lá, durante o evento, o público era convidado a desenhar uma sequência de um desenho animado que ia sendo feito durante o evento por todos. No último dia, o desenho foi exibido para todo o público. Na sequência, veio a FEIRA DO DESENHO ANIMADO, no Sesc Pompéia em 1983, onde havia várias oficinas, palestras, e exibições, talvez o embrião do ANIMA MUNDI que vemos hoje. Teve também a FESTA DO BICHO DE GOIABA, personagem criado por Tastaldi para o programa homônimo da TV Radiobrás. Realizado também no Sesc Pompeia, tinha exibições de vídeo e exposição fotográfica de como se fazia um desenho animado.




Antes, bem antes do ANIMA MUNDI existir, tinha a FEIRA DO DESENHO ANIMADO no Sesc Pompeia. Matéria publicada no JORNAL DA TARDE, 1983.


Perdi contato com Tastaldi, quando saí do curso em 1984. Algum tempo depois ele estreou na TV GAZETA o programa LIG-O-PUG, com bonecos animados, ao estilo do personagem Capivara que já participava do programa REALCE com Beto Rivera, na mesma emissora. Depois passei a ler notícias a seu respeito em jornais e revistas devido ao sucesso de suas produções teatrais com A TURMA DO PAPUM de bonecos manipulados. Trabalhos que percorrem o Brasil e o exterior. Hoje reencontro meu velho amigo e professor, com um sucesso estrondoso no teatro de bonecos, na publicidade e tv. Residindo em Florianópolis, me procurou durante a sua estada em São Paulo na semana passada. Foi um presente pra mim,
 no ano em que completo 25 anos de carreira. O seu estúdio foi o meu primeiro contato com esse mundo maravilhoso da animação, dos quadrinhos, das artes em geral. E foi o meu grande estímulo para continuar investindo em meu sonho de trabalhar com tudo isso. Obrigado, Véio Tasta!

Um comentário:

  1. Olá,Tastaldi! Tudo bem? Como é que eu faço pra assistir o"Bicho de Goiaba" novamente e mostrar pra todo mundo como era o melhor programa da minha infância? Já disse as palavras mágicas "necas de bulhufas"o não aconteceu nada!

    ResponderExcluir