domingo, 7 de agosto de 2011

NOS CÉUS, E NOS GIBIS!

Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração de um grupo da Força Aérea Brasileira, denominado ESQUADRILHA DA FUMAÇA. Formado por profissionais extremamente dedicados e destemidos, o grupo foi criado a partir do hobby de jovens capitães e tenentes, que se divertiam praticando manobras acrobáticas arriscadas exigidas na aviação de caça. O grupo tornou-se um eficiente relações públicas da Aeronática. A fama os levou a apresentações diversas por várias partes do país e até do exterior. E os levou também aos quadrinhos. Em maio de 1994, chegava ás bancas o primeiro número da ESQUADRILHA DA FUMAÇA, publicado pela Price Editora. A ideia surgiu quando o editor Marcial Godoy assistiu uma apresentação da Esquadrilha. Conversou com os integrantes e bolaram o projeto. A revista seria produzida por uma equipe montada pela editora, mas todos os roteiros seriam lidos e revisados pelos próprios pilotos e pelo Centro de Comunicação Social do Ministério da Aeronáutica. A tiragem era de 45 mil exemplares e a venda em bancas teria uma porcentagem destinada as despesas de manutenção da Esquadrilha. Duas páginas eram escritas pela própria Esquadrilha, esclarecendo que o "grau de loucura" que eles demonstravam nas acrobacias, era fruto de muito profissionalismo e treino.

Metalinguagem na estreia: o menino volta correndo pra casa, porque comprou o primeiro número da   revistinha da Esquadrilha. E aí começa a aventura!

A EQUIPE
Marcial Godoy, dono da Price Editora, até então publicando apenas catálogos farmacêuticos, chamou para a equipe de sua primeira revista em quadrinhos, uma dupla das mais prolíficas da década de 1990, Arthur Garcia e João Pacheco, este último falecido em 1995.
A dupla, responsável por revistas como FORÇA ÔMEGA (Ed. Escala) e CYBER (Vidente), criou os roteiros, as figuras e a ambientação para as hqs do grupo. Todos os integrantes da época viraram personagens pelas mãos desses dois grandes artistas. Foram criados também uma mascote e o que não pode faltar em nenhuma história: o vilão Devorak. Na verdade, ele era um ex-aviador de carga, que fora proibido de pilotar, depois de tentar roubar a carga que transportava, para vendê-la ao exterior. Mas o avião sofre um acidente, ele se salva mas é pego e punido. Desde então, torna-se inimigo número 1 da Força Aérea e da Esquadrilha. Eu fui chamado para colorir as histórias, já que trabalhava bastante com o Arthur. Na arte final, José Wilson Magalhães, hoje finalizando as artes do Renato Guedes para o Wolwerine da Marvel, e mais, Wanderlei Feliciano, Toninho Lima, Ademir Pontes e Rosinaldo.



O LANÇAMENTO
A revista foi lançada num domingo, 22 de maio, no Aeroporto Campo de Marte, em Saõ Paulo. Cerca de duas mil pessoas estavam lá para assistir gratuitamente a apresentação aérea do grupo, que começou as 11h e durou cerca de 30 minutos. No final, foi distribuído o número zero da revista, na verdade um folheto de 4 páginas, com um trecho da hq, chamando o público para acompanhar no dia seguinte nas bancas a continuação da história.
Esta é a capa do folheto (número zero) da ESQUADRILHA DA FUMAÇA, distribuído no lançamento da revista
no Campo de Marte.

Além do lançamento em São Paulo, houve outro em Pirassununga, sede da Esquadrilha, várias matérias em jornais e tv, mas uma especialmente chamou a atenção. Foi uma matéria do VÍDEO SHOW, da TV GLOBO, onde os desenhistas Arthur Garcia e João Pacheco, além de serem entrevistados, foram convidados a "voar" em um dos aviões da Esquadrilha na companhia de um dos integrantes, realizando acrobacias no ar! Uma experíência realmente inesquecível!
Inesquecível também é a revista, que teve quatro edições e hoje é raríssima. Mas a Esquadrilha continua aí, encantando multidões por onde se apresenta e fazendo a gente se sentir orgulhoso da Força Aérea Brasileira. Para conhecer mais sobre eles, acesse http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/ e aproveite para pedir a volta do gibi. Com certeza, eles ainda tem muita história pra contar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário